É um óleo extraído da árvore do chá (Melaleuca alternifolia), uma árvore pequena, originária da Austrália. Tem propriedades anti-sépticas e antimicrobianas reconhecidas pelo Departamento de Saúde Australiano.
Este produto tem multiplas funções.
> Elimina a flora patogénica da pele e dos seus anexos, como as unhas. É utilizado frequentemente em banhos de unhas prévios de manicure e pedicure.
> Melhora o estado de onicomicose (fungos nas unhas), devido às suas propriedades antifúngicas.
> Diminui a formação de comedões fechados depois da depilação, evitando o crescimento bacteriano nos poros abertos.
> Combate a bactéria responsável pelo acne, melhorando o estado dos comedões faciais.
> Ataca a espécie Pediculus capítis, responsável pelas infestações por piolhos e lêndeas.
> Combate as bactérias e fungos responsáveis pela caspa, melhorando o estado do couro cabeludo.
> Evita o crescimento das bactérias que degradam a emulsão epicutânea da pele e que provocam o mau cheiro corporal.
> Apresenta propriedades seborreguladoras. Serve tanto para regular a hiper (cabelo oleoso) como a hiposseborreia (cabelo seco).



